Arquivo do blog

sexta-feira, 4 de julho de 2014


ENCYCLIA ADORATISSIMA

 
Esta é uma Encyclia Adoratissima, uma singela criação da mãe natura, elegante no porte enquanto planta, com flores em formato bem típico das orquídeas, e exala um perfume bem gostoso, ainda que um pouco adocicado.
 
Minha muda é proveniente da derrubada de matas nas proximidades de Nova Trento SC, lá nos idos do ano 2000.
 
Segundo a Wikipédia a Encyclia odoratissima é uma epífita da Serra do Mar com pseudobulbos ovóides alongados, de 5 centímetros de altura e folhas estreitas e coriáceas com quilha na sua parte central e com 30 centímetros de comprimento. Inflorescências eretas e ramificadas com até 50 centímetros de diâmetro,com pétalas e sépalas oblongo-espatuladas de cor esverdeada. Labelo trilobado, amarelado e reticulado de vermelho, lóbulo central largo e franjado nas suas margens. Os lóbulos laterais são alongados e menores que o lóbulo central. Suas flores exalam delicioso perfume e floresce no verão ( a minha esta florida neste exato momento, talvez por consequência do veranico de maio).
 
 


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores