Arquivo do blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

PAPHIOPEDILLUM LEEANUM

      ´PLANTA IDENTIFICADA: N º 0167

       Como todo orquidoido,  eu também tenho uma história de como tudo começou...

  Foi lá pelos idos do ano de 1995, já no mês de junho, quando trabalhava em um levantamento patrimonial, num hospital, na cidade de Dona Francisca/RS, ligado a uma Congregação religiosa, de irmãs. 

          
     Foi lá pelos idos do ano de 1995, já no mês de junho, quando trabalhava em um levantamento patrimonial, num hospital, na cidade de Dona Francisca/RS, ligado a uma Congregação religiosa, de irmãs.

     Num dos corredores havia um vaso enorme totalmente tomado por Paphiopediluns, com umas duas dezenas de flores, claro que naquele momento não sabia sua plena identificação, o que só ocorreu mais tarde.

Floração de 2010: Um encanto e ali quedei cativo.
           
    Floração atual, iniciou em 20/05/2014:

     Sim, ganhei uma muda...minha primeira orquídea foi um Paphiopedilum Leanum. Dalí para a frente não parei mais...

      Possuo apenas um vaso, embora já tenha feito algumas mudas, que acabei cedendo para outras pessoas.

       O Paphiopedilum Leanum é de origem asiática, Japão, China, e das Coréias.

       Enfim, tenho um carinho enorme por esta bela orquídea, e é fato que a mesma já se prestou para que utilizassem sua genética   em  diversos cruzamentos.

No vídeo compartilhado do Youtube, abaixo vocês podem ter uma idéia do desenvolvimento e da durabilidade da flor, além da música, suave e gostosa de ouvir. Uma bela produção.

https://www.youtube.com/watch?v=-M8fZzu-S0M

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores