Arquivo do blog

terça-feira, 26 de agosto de 2014

MAXILLARIA MADIDA

Eis um vaso de uma variedade da Maxillaria Madida, floridos uns quatro lá em casa, justo agora, em 23/08/2014. Neste, a folhagem ficou tão vigorosa, que as flores ficam escondidas no seu meio.

Não chega a ser uma micro, e expande uma cerosidade linda, como é possível ver no detalhe da flor abaixo.

Esta é uma variedade dentro da espécie que possui algumas variações, e existem bem poucos estudos para definir suas possíveis novas denominações.
Minhas plantas vieram de Minas Gerais, das montanhas de onde se extrai minério de ferro.
Quando estive em Igarapé, cidade que faz parte da região metropolitana de BH, a trabalho, escutei um ensurdecedor barulho de explosões. Fiquei sabendo que estavam derrubando praticamente toda uma montanha nos arredores. Como estava de moto, a tardinha fui visitar o local e constatei que centenas de orquídeas vinham sendo drasticamente arrasadas e perdidas. Falando com o gerente do campo de exploração, perguntei se não poderei salvar algumas mudas. Ele não só me autorizou retirar quantas quisesse, demarcando uma área, como liberou um termo para que eu pudesse levá~las comigo. E foi assim que muitas espécies vieram para o RS e ainda estão comigo.   

Outro vaso, com o mesmo padrão, florescendo mais tarde, agora, em 22/09/2014:
        Flor deste vaso em detalhe, realmente o mesmo padrão, Madida mesmo:

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores