E na foto abaixo as flores em detalhe.
Neste ano, após o término da floração, minha planta será separada, logo serão dois vasos.
Segundo a Wikipedia, internacional, conforme a tradução a seguir, este robusto, pequeno para espécies rupícolas no porte, epífitas e ocasionais de tamanho médio é encontrado em El Salvador e no México em altitudes de 300-1600 metros de florestas tropicais montanhas tropicais e inferior em rochas expostas, ou em árvores em áreas de extremo calor e frio.
Cresce morno para frio com alongado, cilíndrico-fusiforme, pseudobulbos ligeiramente comprimido transportando com duas folhas apicais, carnuda, elípticas a lanceoladas oblongo deixa com um arredondado, é no ápice que as flores do final do inverno até a primavera prosperam em um terminal, com 16 cm de comprimento, poucos para muitos de duas a onze florescidos, inflorescência umbelliform resultante de um pseudobulbo maduro.
As flores desta planta são os menores no gênero e muitas populações do norte podem se auto-polinizar, o que faz com que as flores não abram totalmente. Esta espécie e a Cattleya Skinneri naturalmente híbrido para criar C. guatemalensis.