Floração atual lá em casa, desde 05/08/2014
Esta floração é do ano de 2010:
Eis a primeira Dendrobium Nobile a florescer este ano lá nos altos de Viamão/RS, como não consegui identificar sua variante dentro das, imagino, centenas de Nobiles, para mim intitulo-a como sendo um Dendrobium Nobile "Rosadinha".
Tenho uma variedade bastante inúmera de Nobiles, todos eles adquiridos ou em feiras livres ou em orquidários profissionais.
Este veio de Londrina, eu o adquiri numa Feira Livre, de um Floricultor japonês, sem uma denominação mais detalhada senão Dendrobium Nobile.
Esta floração é de 2010:
Sabemos que os Nobiles geraram centenas, senão milhares, de cruzamentos genéticos, por isso tanta variação de cores e formatos, e também tanta falta de informações a respeito das possíveis identificações, e a origem dos cruzamentos.
Nos próximos dois meses muitos Dendrobiuns haverão de florescer cá em casa, a medida em que isso acontecer, providenciarei em fotografá-los para futuras postagens.
Não conheço nenhuma orquídea cuja propagação seja tão fácil e de tão elevado sucesso. Basta amarrar um caule já florescido e sem folhas, depois de cortando da planta mãe, em uma árvore, qualquer que seja o tipo, e ei-lo formando uma brotação, uma nova planta.
Agora, querem saber, apesar de toda esta simplicidade, são flores duráveis e muito belas, em muitos momentos apresentam formatos surpreendentes e cores fascinantes.
Deste padrão possuo algumas mudas para trocas, se alguém desejar efetuar troca é só contatar.
E, agora, mais duas florações deste ano, 14/09/2014, dois vasos com este padrão:
Deste padrão possuo algumas mudas para trocas, se alguém desejar efetuar troca é só contatar.
E, agora, mais duas florações deste ano, 14/09/2014, dois vasos com este padrão: