Arquivo do blog

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

ONCIDIUM LONGIPES

        Possuo alguns vasos deste Oncidium Longipes, todos provenientes de compra efetuada de orquidófilo de Londrina PR, lá pelos idos de 2002, que no decorrer destes anos todos produziu muitas mudas. No inicio deste ano efetuei a separação da planta original, por este motivo poucos vasos deram o ar da graça na produção de flores, e ficaram como o ai de baixo, mas irão crescer e logo estarão irradiando maior quantidade de flores, pro ano.
         O vaso abaixo esta florido neste momento, 23/09/2014.
          No detalhe a flor,
  
         Segundo a Wikipedia o Oncidium longipes é uma espécie de orquídeas do gênero Oncidium, também chamado de dama dançante por causa do seu labelo que se assemelha a uma bailarina, e com qualquer vento se move continuamente, é da subfamília Epidendroideae da família das Orquidáceas.
           Etimologia: O nome científico "longipes" é devido as folhas compridas características desta espécie.
         Quanto ao habitat  é nativa do Brasil, da Argentina e do Paraguai. Esta Orquídea cresce sobre árvores. Área de clima quente.
         O Oncidium longipes é uma orquídea epífita com pseudobulbos cilíndricos achatados lateralmente de que saem apicalmente duas folhas coriáceas estreitas oblongo linguladas, em seu centro nascem duas hastes florais com numerosas e diminutas flores. Possui um ramo floral paniculado. Flores com manchas de cor marrom alaranjado e labelo amarelo.
       Para cultivá-lo atentar que tem preferência por alta luminosidade ou com sombra moderada. Pode plantar no exterior como os Cymbidiums para estimular a floração. No inverno, manter o substrato seco com poucas regas.
       Contrariando a informação, que os mesmos florescem em Janeiro e Fevereiro em seu habitat, aqui em casa, alto Viamão RS, estão floridos agora em setembro/2014.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores