O vaso abaixo esta florido neste momento, 23/09/2014.
No detalhe a flor,
Segundo a Wikipedia o O Oncidium longipes é uma espécie de orquídeas do gênero Oncidium, também chamado de dama dançante por causa do seu labelo que se assemelha a uma bailarina, e com qualquer vento se move continuamente, é da subfamília Epidendroideae da família das Orquidáceas.
Etimologia: O nome científico "longipes" é devido as folhas compridas características desta espécie.
Quanto ao habitat é nativa do Brasil, da Argentina e do Paraguai. Esta Orquídea cresce sobre árvores. Área de clima quente.
O Oncidium longipes é uma orquídea epífita com pseudobulbos cilíndricos achatados lateralmente de que saem apicalmente duas folhas coriáceas estreitas oblongo linguladas, em seu centro nascem duas hastes florais com numerosas e diminutas flores. Possui um ramo floral paniculado. Flores com manchas de cor marrom alaranjado e labelo amarelo.
Para cultivá-lo atentar que tem preferência por alta luminosidade ou com sombra moderada. Pode plantar no exterior como os Cymbidiums para estimular a floração. No inverno, manter o substrato seco com poucas regas.
Contrariando a informação, que os mesmos florescem em Janeiro e Fevereiro em seu habitat, aqui em casa, alto Viamão RS, estão floridos agora em setembro/2014.