Arquivo do blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ONCIDIUM BARBATUM

      PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0160

     Possuo alguns exemplares destes variedade, todas elas são aqui dos arredores, no alto Viamão RS, coletadas que foram em derrubadas de matas, E outra planta que não gosta de ter suas raízes mantidas com muita umidade, pois é planta que na natureza via de regra se desenvolve em galhos de pequeno porte, com suas pequenas raízes bem fixadas.

                     Na foto abaixo um dos vasos por inteiro

                             Nesta foto um conjunto de flores.

    Outra foto para melhor verificarmos, em detalhes, suas formas e esplêndidas cores.

                                     E, por último, o labelo em maior aproximação.

      Segundo a Wikipedia é uma espécie epífita muito decorativa. Pseudobulbos largos e ovóides, lateralmente comprimidos e angulosos, de 3 centímetros de altura e de cor verde-brilhante. Folhas curtas de 2 centímetros de comprimento por 2 centímetros de largura, oblongo-lanceoladas e com ápice arredondado. Inflorescências que alcançam até meio metro, flexíveis e graciosamente recurvadas, portando até trinta flores. Flor de 2 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas de cor acinzentada, maculada de marrom-claro. Labelo trilobado com lóbulos amarelos laterais grandes e vistosos. Lóbulo central encrespado da mesma cor das pétalas e sépalas, mas com margens amarelas bem fimbriadas.


MAXILLARIA TENUIFOLIA

       PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0251

      Esta planta é exemplar único lá no orquidário, veio ate mim por troca com orquidófilo lá de Niterói RJ, no ano de 2001 e desde então, nesta mesma época floresce todos os anos. Já formou uma bela touceira, esta na hora de efetuar algumas novas mudas.   

                   Na foto abaixo a planta inteira.
   
   As flores em nova foto e com maior aproximação.
   
      Nesta, uma flor em detalhe.

             E, por fim, o labeto em detalhe.

      Segundo a Wikipedia Internacional a Maxillaria tenuifolia, o Delicate-folheado Maxillaria ou Coconut Pie Orchid, é uma espécie de orquídea que vão desde o México até a Nicarágua e, possivelmente, Costa Rica . [1] Estas plantas são fáceis de crescer, se mantido úmido e dado boa circulação do ar em um alto luz janela de qualquer orientação, mas Norte.

CULTIVO: De todos os membros de seu gênero, que não são tão procurados no cultivo, Maxillaria tenuifolia é o mais popular. Tem bastante pequenas flores, normalmente há mais de uma e meia polegadas, e eles vêm único a um ponto. Sua popularidade é devido ao cheiro da flor, que é como a de cocos. As flores são coloridas em vermelho com manchas amarelas ou marrons. Esta planta é fácil de crescer e florescer, mas não como um pouco mais frio temps noite no inverno.
Temperatura: As plantas crescem bem em temperaturas intermediárias, com noites de inverno 55-62 graus Fahrenheit e dias de 58 a 75. As temperaturas no verão podem ser de vários graus mais quente.
Umidade: Esta planta gosta de uma humidade relativa de 50 por cento ou mais. usando bandejas de umidade ou umidificadores de quarto para fornecer umidade adicional em condições secas é benéfico para essas plantas.
Água: Em seu habitat natural, esta planta recebe muita água durante a estação chuvosa, mas a partir de dezembro há uma estação mais seca, que pode durar até maio. Para o cultivo dentro de casa, isso significa que o substrato deve ser deixada para secar entre as regas do final de novembro até o final de março. Com cuidado para não permitir que os pseudobulbos para tornar-se muito enrugada é essencial, a planta não deve ser mantido seco demais. as plantas só pode ter que ser regada a cada 2-3 semanas durante o período seco. Sobre meados de março um pode começar a regar normalmente permitindo que o substrato para se tornar um tanto seco entre as regas, mas não tão seco como nos meses de inverno. É melhor usar a chuva, água destilada ou água de osmose reversa para essas plantas.

DENDROBIUM MOSCHATUM

       PLANTA IDENTIFICADA: Nº  0072

       Esta espécie chegou as minhas mãos via três galhos de plantas com Keikis(mudas que crescem nos galhos velhos das orquídeas) lá nos idos de 1997, chorados que foram duma planta na Entidade onde estava efetuando um trabalho. De lá para cá já efetuei dezenas de replantes e tenho bastante vasos desta variedade.

      A planta é enorme, seus caules podem chegar a mais de um metro de cumprimento, e é muito florífera, principalmente quando cultivada a pleno sol. 
      Porém um senão se impõe, admire-a bastante quando em flor, pois sua durabilidade é de apenas 24 horas a pleno vigor.

       Já o vaso abaixo foi como que uma herança, era da minha mãe, estava plantado numa lata grande de tinta, hoje ocupa plenamente um grande vaso, colocado ao centro de um gramado, quase a frente da casa. Já é atraente quando sem flor, florido, então, ainda que para ser admirado num compasso de dois dias, dá um espetáculo a parte.


    Abaixo, outro dos meus vasos, ainda com muitas flores por abrir.

Na foto abaixo um dos conjuntos de um caule com floração em sua plenitude.

    Já na foto abaixo uma destas flores para se observá-la em detalhes.

E, por fim, o labelo, em maior aproximação, para melhor observarmos seus detalhes.

       Segundo a Wikipedia internacional o Moschatum Dendrobium, o Dendrobium Musky-cheiro, é uma espécie de orquídea, e ele é nativo do Himalaia (norte e leste da Índia , do norte de Bangladesh , Nepal , Butão , Assam , Yunnan ), e Indochina ( Vietnã Tailândia , Myanmar , Laos , Camboja )

ONCIDIUM (LOPHIARES) PUMILUM

       PLANTA IDENTIFICADA: Nº  0068

      Mais uma pequena joia da natureza, a Micro Oncidium Pumilum, assim deonominada por John Lindley em 1825, a desfilar aqui no orquidário. Minhas plantas, todas elas são de derrubadas de matas aqui no alto Viamão RS, e muitas estão comigo a muitos anos, sempre florescendo nos verões da vida.

     Abaixo uma das plantas, em vaso de PET adequado, com muito tijolo quebrado no subtrato, para não guardar excesso de umidade, que esta orquídea não tolera. 
 
    As flores em foto com maior aproximação, em detalhes.
 
    Uma das flores, em detalhe.

       Esta planta deve ser cultivada com luminosidade porém não a sol pleno, sombreado via sombrite, ou a sombra, é o ideal. E atentar muito que a mesma não suporta ter suas raízes permanentemente umedecidas, esta é uma forma de matá-las em pouco tempo.





Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores