Vaso florido lá em casa, agora, 24/08/2014, desde o dia 17/08/2014:
Duas flores em recorte, na mesma data:
Uma flor em recorte:
Hoje possuo uns vinte vasos desta Coelogyne Flaccida, e todos eles tem origem em tres bulbos que me presentearam no ido ano de 2001, lá em Ourinhos SP.
Com cuidados seu crescimento é bastante expressivo, a cada ano, fui repartindo vasos e novas mudas iam sendo replantadas.
Trata-se de uma espécie do Sudeste asiático.
Segundo a Wikipedia Cœlogyne é um gênero de plantas com aproximadamente 202 espécies que pertence à família das orquídeas, ou Orchidaceae. São facilmente reconhecidas por sua robustez e abundantes flores, intrigantes e delicadas, frequentemente de cor creme, mas tambémbrancas, verdes ou alaranjadas, muitas das quais perfumadas durante o dia e que geralmente duram semanas.
Originárias de ampla área do Sudeste Asiático, e Sudoeste do Pacífico, a variedade deste gênero é muito grande. Há espécies grandes e pequenas, algumas têm pseudobulbos espaçados em vários centímetros, outras os têm amontoados, sempre com uma ou duas folhas. Suas flores crescem tanto do ápice dos pseudobulbos como de um broto novo e podem ser pendentes ou em inflorescênciaseretas. Em todas as estações há espécies floridas, porém a maioria floresce durante a primavera.
Algumas espécies são amplamente cultivadas em todo o mundo; entretanto, como a maioria delas cresce rapidamente, logo se transformam em um problema para colecionadores de orquídeas com espaço insuficiente. De modo geral os cultivadores escolhem umas poucas espécies para ter em suas coleções, mas elas estão sempre presentes.1
Existem registros da antiga utilização dos pseudobulbos de algumas espécies para fins medicinais na China, entretanto modernamente sua utilidade é exclusivamente ornamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário