Arquivo do blog

domingo, 20 de dezembro de 2015

PROSTHECHEA FRAGRANS

        PLANTA IDENTIFICADA: Nº 

     Possuo algumas mudas desta pequena jóia da natureza, algumas vieram de uma derrubada de mata nos arredores de São Bernardo SP, outras dos arredores de Nova Trento SC, cuja história já andei detalhando em outras postagens. Tenho um carinho por esta espécie, gosto muito do desenho e cores do seu Labelo.

   Na foto abaixo o único vaso com flor até esta data: 09.03.2015.
     Nesta foto a flor em detalhe, graças a esta foto pude perceber a presença dos ácaros e providenciar em exterminá-los.

     Suas flores são muito perfumadas, num aroma assemelhado a baunilha com um tantinho de mel, chegando em tamanho a cerca de 4 cm. Suas inflorescências alcançam um máximo de 10 cm, com até 10 flores.


   Seu nome passou por muitas alterações, mas o nome atualmente mais aceito é este: Prosthechea Fragrans, cujo pai foi WE Higgins em 1997.


SEGUNDO A WIKIPÉDIA, ENCICLOPÉDIA LIVRE, A Encyclia (em portuguêsEncíclia) é um gênero de orquídeas (famíliaOrchidaceae). Foi proposto por Hooker, e publicado em Botanical Magazine 55: pl. 2831, em 1828, quando descreveu sua espécie tipo, a Encyclia viridiflora, coletada no Rio de Janeiro por William Harrison. Até hoje esta espécie permanece um mistério pois nunca foi encontrada novamente, dela restando apenas um desenho. Pode tratar-se de espécie extinta, aberrante, ou estrangeira, citada por engano para Brasil ou ainda de algum estranho e incomum híbrido natural.

Restaram em Encyclia cerca de cento e cinquenta espécies epífitas, ocasionalmente rupícolas, de crescimento cespitoso, espalhadas por quase toda a América, desde os Estados Unidos e Caribe até a Argentina, ocorrendo em diversos tipos de matas em regra abertas e quentes, com bastante luz, encontram-se também em campinas e florestas sazonalmente secas, desde o nível do mar até mil e quinhentos metros de altitude. Cerca de quarenta espécies registradas para o Brasil.

Quando sem flores é bastante difícil distinguir grande parte das espécies de Encyclia. Mesmo com flores muitas confundem-se, por outro lado as características comuns de todas estas espécies tornam o gênero facilmente distinto.
Quase a totalidade das Encyclia são plantas robustas que possuem pseudobulbos esféricos ou cônico-cilíndricos, com uma a quatro longas folhas, geralmente coriáceas e lanceoladas. As plantas variam desde espécies com apenas poucos centímetros até grandes, com quase um metro. A inflorescência que não nasce de espata, é apical, arqueada, delgada mas rija, paniculada ou racemosa, em regra com muitas flores, raro poucas. A maioria das espécies tem perfume agradável.
As flores não apresentam brácteas, geralmente são menores de quatro centímetros de diâmetro, comum esverdeadas, mas também há espécies amareladas, róseas, púrpura, marrons, e alvacentas. As pétalas e sépalas são similares, bem explanadas, quase sempre espatuladas, por vezes com extremidades acuminadas mas em regra arredondadas, bastante atenuadas para a base. O labelo é trilobado, livre, os lobos laterais alongados, eretos aos lados da coluna, o mediano com venulações ou leves carenas, algumas vezes de margens onduladas, crespas ou reflexas, e face glabra ou aveludada. Acoluna pode apresentar aurículas a antera é terminal e contém quatro polínias.
Este gênero é polinizado por abelhas e pássaros. É interessante notar que a conformação dos lobos laterais do labelodestas flores ajusta-se de maneira tal que quando um inseto ali pousa passam para o lado inferior da coluna impedindo que o labelo volte para sua posição anterior.

Quanto a Filogenia é consenso entre a comunicade científica que manter o gênero Encyclia em separado dos outros generos citaods é indubitavelmente a melhor solução. Segundo a filogenia de Laeliinae publicada no ano 2000 em Lindleyana por Cássio van den Berg et al., Encyclia, Meiracyllium e Euchile, constituem um dos grandes clados de Laeliinae que situa-se entre os clados de Epidendrum e de Prosthechea, observando que de Prosthechea separam-nas alguns pequenos gêneros daAmérica Central, tais como Hagsatera, Alamania, Dinema e Artorima e Nidema, e de Epidendrum os gêneros Meiracylliume Euchile.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores