Arquivo do blog

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CAPANEMIA SUPERFLUA

       PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0074

      Eis um vaso de encher os olhos, a pequena e muito charmosa Capanemia Superflua, da qual possuo duas plantas, porém neste ano só uma floriu lá no alto Viamão RS.

    Minhas mudas são da serra gaúcha, das proximidades de Veranópolis, e foram encontradas, ambas juntinhas e pequenas, num galho caído em área dos Freis Franciscanos Capuchinhos. 

        Abaixo, foto da planta com botões ainda por abrir.

       E, na sequência, a planta muito linda e florífera, já com as flores completamente abertas, como podem ver na foto abaixo, que recém esta adquirindo sua maioridade enquanto planta.


      Logo abaixo as pequenas charmosas em detalhe...


   Segundo o Wikipedia a Capanemia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por João Barbosa Rodrigues em Genera et Species Orchidearum Novarum 1: 137, em 1877. A Capanemia micromera Barb.Rodr. é a espécie tipo deste gênero. O nome deste gênero é uma homenagem ao Barão de Capanema. Como é um gênero morfologicamente muito próximo de Quekettia, espécies de um já estiveram atribuídas ao outro.
    Capanemia agrupa cerca de uma dezena de miniaturas epífitas, de crescimento cespitoso, distribuídas pelo sudeste brasileiro, ParaguaiBolívia e Uruguai, normalmente crescendo em finos ramos musgosos das árvores.
          São plantas minúsculas cujo rizoma é curto com pseudobulbos globulares ou ovóides, na base guarnecidos por Baínhas não foliares, portando uma única folha plana e coriácea, ou roliça rígida e carnosa, então sulcada na face de cima. A inflorescência é racemosa, sempre mais curta que as folhas, com flores simultâneas muito pequenas verdes, amareladas ou alvacentas, e brota das Baínhas que parcialmente recobrem os pseudobulbos.
      Como descrição temos que as sépalas e pétalas são livres e variáveis conforme a espécie. O labelo, em regra simples, geralmente mais largo que longo ou então quase romboidal, é totalmente livre da coluna, embora justaposto à sua face ventral em algumas espécies, por vezes carnoso ou com calosidades variáveis no disco, ou prolongado em pequeno calcar na base. As flores contém duas polínias.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores