Arquivo do blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

ANACHEILIUM (OU PROSTHECHEA) VESPA TIPO

        PLANTA IDENTIFICADA: N 0188

     Possuo quatro plantas desta variedade, Anacheilium Vespa, ou ainda Prosthechea Vespa, como alguns preferem classificá-la, e todas tem origem em derrubada de mata na serra do mar, nos arredores de São Paulo SP. Estão comigo desde 2000 e dois vasos deverão ser separados, dando origem a mais duas plantas. 

                              Nesta foto um dos vasos, por inteiro. 

                                  Nesta foto uma das hastes florais.

                           Foto de duas flores, com maior aproximação.

    E, finalmente, a foto de uma delas, em detalhe.

        Segundo a Wikipedia a Anacheilium vespa é uma espécie de orquídea muito comum por quase toda América LatinaCaribe e sul dos Estados Unidos, a qual, pela ampla dispersão, originou diversas variedades decorrentes da diferenciação de grupos de plantas geograficamente isoladas. Muitos destes grupos são frequentemente classificados como espécies autônomas não havendo consenso sobre os limites de cada espécie. A tendência moderna é classificar este conjunto de espécies como um complexo onde algumas espécies são reconhecidas, outras relegadas à sinonímia. A separação de cada uma das espécies é sempre um problema de difícil solução, dai o elevado número de sinônimos que apresenta. Não há consenso também sobre o gênero em que devem ser classificadas. Muitos defendem sua classificação no gênero Prosthechea.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores