Arquivo do blog

terça-feira, 28 de outubro de 2014

CYRTOPODIUM GIGAS

     PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0234
                                 Floração em novembro \ dezembro 2015.
    Uma das flores o maior aproximação, novembro \ dezembro 2015.

   Minhas mudas tem origem em lugares diferentes e distantes, duas delas foram encontradas onde menos provável seria existissem, pois estavam em uma árvore de Salso, a beira rio, lá no Rio Vacacai, na margem do outro lado, a frente daquele paredão em que meu avô, Amaro de Lima Borges, ergueu a casa de veraneio dos Borges, o que resultou no hoje intitulado Paredão dos Borges, lugar que tanto amamos. 

    Eu passava, de canoa, depois de estar pescando uns pintaditos, a frente do Salso, já quase tombado no rio (fato que se confirmou na próxima enchente), quando percebi numa de suas forquilhas duas pequenas plantas, parecendo pequenas palmeiras, mas já com Bulbos bem crescidos. Óbvio, reconheci, ali, uma variedade de orquídea. Entre deixá-las, plural, porque eram duas mudas, perecerem numa próxima enchente ou levá-las comigo, a resposta está na floração abaixo.

     Quando floresceu a primeira vez, depois de quatro anos envasadas em xaxim, confirmei a quase impossibilidade de poder encontrá-las nas barrancas do Vacacai...o que não é a natureza em sua predisposição por fazer sobreviver as espécies, e, claro, os ventos que trouxeram duas ou mais pequeníssimas sementes, tão longe, pois esta espécie é tipicamente praiana.

     Estas duas plantas, são comprovadamente Gigas, pois já floresceram diversas vezes e consegui classificá-las. As outras três mudas ainda não floresceram e permanece a incerteza. Uma delas veio de perto de Londrina PR e as outras duas são mineiras, da Serra do Cipó.

    O vaso abaixo representa um dos floridos, com sua haste de flores ainda parcialmente abertas, em novembro 2014.
 
         Na foto  abaixo uma aproximação , em detalhe, em novembro 2014.

       E, por fim, uma das flores, em detalhe, muito linda não é mesmo!? Em novembro 2014.

           Segundo a Wikipedia o Cyrtopodium Gigas é uma espécie epífita e rupícola que vegeta em grande parte do litoral brasileiro, muitas vezes também sobre detritos vegetais. Com Pseudobulbos altos, de até 1 metro de altura, fusiformes e afunilados na sua base e na sua ponta, portando folhas alternadas, lanceoladas e largas, plissadas, de 40 centímetros de comprimento. Hastes florais densas e ramificadas de até 1 metro de altura, com até 120 flores. Flor de 3 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelas, densamente matizadas de marrom claro. Labelo curto, de cor amarela.


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores